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Os desafios de gerar conteúdo de valor

Quando você produz conteúdos para as redes sociais, muito se ouve sobre conteúdo de valor, mas o que é e como fazer?

Conteúdo de valor nada mais é do que aquele post que tem relevância, que traz conhecimento, informação e causa uma transformação ao seu leitor. 

Você não precisa focar em fazer apenas esses conteúdos, pois é necessário ter uma diversidade nas publicações, mas para gerar mais conhecimento a quem te acompanha, é imprescindível. 

Para simplificar mais ainda esse entendimento, o conteúdo de valor é aquele que é de interesse do seu público-alvo, por exemplo: sanando dúvidas, ensinando termos ou trazendo um conhecimento aprofundado de um tema. 

Agora você pode estar se perguntando, mas como eu faço isso? 

É aqui que entramos no assunto Marketing de Conteúdo. Nós não temos que fazer uma promoção direta da marca, mas pensar em conteúdo que atraiam o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas.

De acordo com a Rock Content: “Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing focada em engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais). Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.”

Sendo assim, para conseguir criar um conteúdo rico para os seus leitores é necessário identificar a sua persona.

Saber com QUEM você está falando é o primeiro passo para ter sucesso na produção das publicações. 

Sabendo disso, pense sobre as maiores dores/dificuldades dela e responda: 

  • O que ela está procurando? 
  • Como posso ajudá-la?

Foque em responder essas perguntas para ter um direcionamento maior no tema abordado e para identificar o melhor formato para transmitir esses ensinamentos. 

Pense em palavras-chave do assunto, procure na internet e veja as principais dúvidas que estão surgindo sobre esse tema. Existem ferramentas que você pode utilizar para procurar como as pessoas estão pesquisando algum tópico, algumas delas são: Ubersuggest, Answer the Public e o Google trends. 

Além disso, leia os comentários nos posts de seus concorrentes, veja as dúvidas dos potenciais clientes; procure no youtube quais temas estão sendo abordados e se é relevante trazer para as suas redes. 

Traga essa informação para o dia a dia do seu leitor, conte uma história para explicar o tema, tente criar uma conexão, isso vai fazer com que o seu público se identifique e se sinta mais à vontade para fazer novas perguntas, e para continuar te seguindo e conferindo os próximos conteúdos. 

Ao final do seu post, traga sempre um Call to action (uma chamada para a ação). Faça com que o seu leitor sinta vontade de comentar ou tomar uma ação específica, como: acessar um link ou  entrar em contato pelo direct ou whatsApp, por exemplo. 

Lembre-se de que nas redes sociais tudo são testes, não vai ser da primeira vez, no primeiro post, que você vai conseguir acertar. Teste formatos diferentes, abordagem diferentes. Tente entender o que chama mais a atenção da sua persona.

É com muito treino, foco e determinação para aprender todas as boas práticas que você vai conseguir fazer, cada dia mais, conteúdos que interessem verdadeiramente o seu público. 

Ana Carolina Inácio

Social Media na Leonora Ventures

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